Hoje é Sábado, 23 de Setembro de 2017
Cientistas brasileiros descobrem substâncias que bloqueiam o vírus zika

Os tecidos epiteliais e neurais possuem um elemento que bloqueia a reprodução do vírus, de acordo com um estudo da Fiocruz

Uma nova descoberta de cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) proporcionou um avanço na luta contra o vírus zika. Os pesquisadores encontraram uma substância capaz de bloquear a produção do vírus em células epiteliais e neurais.
A substância, chamada ribosídeo de 6-metilmercaptopurina (6MMPr), foi testada em laboratórios e provou ser efetiva em 99% dos testes realizados no Departamento de Virologia e Terapia Experimental na Fiocruz Pernambuco.
Outra vantagem é que 6MMPr é menos tóxico para células neurais, o que beneficia o tratamento de infecções no sistema nervoso.
"Tendo em vista as manifestações neurológicas associadas ao vírus zika e os defeitos congênitos causados por ele, o desenvolvimento de antivirais seguros e efetivos é de extrema urgência e importância", disse o coordenador de pesquisa Lindomar Pena.
A pesquisa sobre a substância começou há um ano, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação Pernambuco para o Apoio à Ciência e Tecnologia (Facepe). O próximo passo da pesquisa é um estudo in vivo, ou seja, testar a substância em um organismo vivo.