Hoje é Quinta-Feira, 2 de Abril de 2020
Cientistas descobrem novos tipos de células cerebrais

Pesquisadores descobriram tipos de células previamente desconhecidos ao produzir um mapa de profundidade em tipos de células corticais e os genes ativos que elas abrigam.

Cientistas do Karolinska Instituído realizou a pesquisa com um processo conhecido como sequenciamento de uma única célula, cujos resultados foram publicados na revista Science, em fevereiro.

Os novos tipos de células foram encontrados como a equipe estudou cerca de três mil células do córtex cerebral em camundongos.

A equipe identificou 47 tipos diferentes de células, incluindo as células do sangue dos vasos, neurónios e células gliais especializadas, e os tipos de células desconhecidas, incluindo uma célula nervosa na superfície da camada cortical, e seis tipos diferentes de oligodendrócitos.

Depois que os cientistas descobriram que os genes 20.000 estavam ativos em cada célula, eles classificados as células em pilhas virtuais.

"Se você comparar o cérebro a uma salada de frutas, você poderia dizer que os métodos anteriores eram como correr o fruto através de um liquidificador e ver o que o suco que você tem a partir de diferentes partes do cérebro de cor", disse Sten Linnarsson, pesquisador sênior do Departamento de Bioquímica Médica e Biofísica.

O fato de que todos os organismos vivos são comprometidos de células foi descoberto há 200 anos por cientistas alemães.

"Mas, nos últimos anos temos desenvolvido métodos muito mais sensíveis de análise que nos permitem ver quais genes estão ativos em células individuais. Isto é como tomar peças da salada de frutas, examinando-os um por um e, em seguida, classificá-los em pilhas para ver quantos tipos diferentes de frutas que contém, o que está feito de e como eles se relacionam ", acrescentou Linnarsson.

"Acima de tudo, criamos um mapa muito mais detalhada das células do cérebro que descreve cada tipo de célula em detalhes e mostra quais genes estão ativos na mesma. Isso dá à ciência uma nova ferramenta para o estudo destes tipos de células em modelos de doenças e ajuda-nos a entender melhor como célula do cérebro respondem a doenças e lesões ", disse o co-líder Jens Hjerling-Leffler.