Hoje é Segunda-Feira, 27 de Janeiro de 2020
Os genes de bactérias, vírus, fungos encontrados no genoma humano

O genoma de humanos e outros animais complexos contém essenciais segmentos "estrangeiros" do código genético, novo estudo.

A pesquisa, que lançou dúvidas sobre a teoria de que a evolução é exclusivamente um processo de seleção por meio de ascendência, foi publicado na sexta-feira na revista Genome Biology.

Inicialmente, pensava-se que os genes dos animais complexos foram exclusivamente herdado através dos pais, mas o estudo propõe que a transferência horizontal de genes (HGT) ainda está em curso entre os microorganismos e criaturas mais complicadas.

"Este é o primeiro estudo a mostrar quão amplamente transferência horizontal de genes (HGT) ocorre em animais, incluindo seres humanos, dando origem a dezenas ou centenas de genes ativos" estrangeiras ". Surpreendentemente, longe de ser uma ocorrência rara, parece que HGT tem contribuído para a evolução de muitos, talvez todos, os animais e que o processo está em curso, o que significa que poderemos ter de reavaliar a forma como pensamos sobre a evolução ", disse o principal autor Alastair Crisp, da Universidade de Cambridge.

Durante HGT, genes de vários organismos que vivem no mesmo ambiente, são transferidos para os outros durante o processo, o que é amplamente realizado entre as formas de vida unicelulares, tais como bactérias ou algas e é pensado para realizar um papel chave em fenómenos tais como resistência bacteriana aos antibióticos.

Durante a investigação, os genomas de 12 espécies de mosca da fruta, espécies de vermes nematóides, quatro e dez espécies de primatas, incluindo seres humanos, e, em seguida, foram analisados ??os resultados foram comparados com encontrar semelhanças para descobrir a probabilidade de um determinado gene adquirido através HGT e como há muito tempo que isso ocorreu.

A pesquisa revelou 128 novos genes estranhos e confirmou que os 17 anteriormente relatados foram adquiridos através de HGT de bactérias, vírus e fungos em humanos. Algumas das quais têm um papel-chave no genoma humano, tais como o metabolismo e a digestão, e as respostas imunes.

"Isso significa que a árvore da vida não é a árvore estereotipada com linhagens perfeitamente ramificação. Na realidade, é mais como uma daquelas figueiras estranguladoras amazônicos onde as raízes estão todas entrelaçadas e atravessam para o outro lado o outro", Crisp acrescentou .