Hoje é Terça-Feira, 22 de Maio de 2018
Sinais Dark Matter possivelmente encontrados, dizem cientistas

Os pesquisadores dizem que pode ter encontrado um sinal da misteriosa matéria escura e indescritível, que é pensado para tornar-se a maior parte do material do universo.

Um grupo de cientistas descobriu um pico anormal em emissões de raios-X, enquanto estudava os dados coletados a partir da Agência Espacial Europeia (ESA) 's XMM-Newton da nave espacial.

A anomalia foi registrado como vindo de dois corpos celestes diferentes - o aglomerado de galáxias Perseus ea galáxia de Andrômeda.

Segundo os pesquisadores, os sinais gravados não correspondem com qualquer átomo ou partícula conhecida, de modo que pode ser o produto da matéria escura.

"Distribuição do sinal dentro da galáxia corresponde exatamente ao que nós estávamos esperando com a matéria escura - que é, concentrado e intenso no centro de objetos e mais fraca e difusa nas bordas", disse o co-autor da investigação Oleg Ruchayskiy da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça.
Fazendo jus ao seu xará, a matéria escura não absorve nem emite luz, o que torna impossível observar diretamente. O assunto indescritível se sabe existir por astrônomos por causa de sua interação gravitacional com a matéria normal, que pode ser visto e tocado.

Observações de movimento e dinâmica de galáxias estrela sugerem que, aparentemente, 80 por cento de toda a matéria no universo é "dark".

"Com o objetivo de verificar os nossos achados, em seguida, olhou para os dados de nossa própria galáxia, a Via Láctea, e fez as mesmas observações", acrescentou o principal autor Alexey Boyarsky, da EPFL e da Universidade de Leiden, na Holanda.

"A confirmação desta descoberta pode levar à construção de novos telescópios especialmente concebidos para o estudo dos sinais de partículas de matéria escura", disse Boyarsky.